personagem
Dicas de como ler os rótulos dos alimentos e fazer escolhas mais conscientes

Notíciasago, 07 - 2025

Dicas de como ler os rótulos dos alimentos e fazer escolhas mais conscientes

Aprenda a interpretar a lista de ingredientes e ler informações nutricionais para tomar decisões mais seguras e alinhadas à sua saúde


Você costuma conferir as informações na embalagem de um alimento antes de colocá-lo no carrinho? Saber interpretar os dados presentes em um rótulo é algo fundamental para fazer escolhas mais seguras e alinhadas a cada tipo de dieta. 

 

Por isso, neste texto vamos te ajudar a entender o que é a rotulagem, qual sua finalidade e como ela pode orientar suas decisões na hora da compra. Você também vai aprender a analisar a lista de ingredientes e a tabela nutricional, com dicas e orientações da nutricionista Talita Sartori. Vamos lá?

 

O que é um rótulo e para que ele serve?

 

O rótulo de um alimento funciona como um canal de comunicação entre o produto e o consumidor. “Ele reúne informações obrigatórias na embalagem, como textos, imagens e elementos gráficos que identificam o item e orientam sobre sua composição e perfil nutricional”, explica Talita. 

 

Significa dizer que ele traz dados como ingredientes, valor energético, validade, número do lote, modo de uso, condições de conservação e alertas importantes para quem possui restrições alimentares, como alergias, intolerância ao glúten ou à lactose. No caso desses ingredientes, por exemplo, sua presença pode ser informada diretamente com a expressão “contém castanha”, como no caso do Pão Castanha & Nozes Fontes de Fibras da Seven Boys, ou indiretamente, como “pode conter nozes”, em casos de possível contaminação cruzada.

 

É importante entender que essas informações seguem normas definidas por legislações específicas. “Elas são fundamentais para orientar tanto o consumidor quanto os profissionais de saúde sobre o uso adequado do alimento e o público para o qual ele é mais indicado”, complementa a especialista.

 

Como interpretar a lista de ingredientes?

 

Como já vimos, a lista de ingredientes é uma das principais ferramentas para entender a composição de um alimento industrializado e deve incluir todos os componentes utilizados na fabricação, como ingredientes naturais, aditivos químicos, conservantes, corantes e aromatizantes. Talita esclarece que as informações são organizadas em ordem decrescente. Você sabia?

 

Isso mesmo! E isso significa que o primeiro item listado é o que está presente em maior quantidade no alimento. A leitura atenta dessa lista permite ao consumidor tomar decisões mais conscientes, priorizando produtos com composições mais adequadas às necessidades nutricionais individuais.

 

Como ler a informação nutricional?

 

A tabela nutricional informa a quantidade de nutrientes por porção a cada 100 gramas ou 100 mililitros do alimento ou bebida. Além disso, apresenta o percentual do valor diário recomendado com base em uma dieta de 2.000 calorias, ou seja, se um produto indica 10% do Valor Diário (VD) para calorias, isso significa que uma porção corresponde a 10% da ingestão calórica recomendada nesse padrão alimentar. 

 

“A tabela nutricional é um guia, mostra uma relação padronizada, quantitativa e qualitativa do alimento, e ajuda a comparar produtos e entender o que está consumindo. É importante observar o teor de fibras, por exemplo, já que o consumo desse nutriente tem sido abaixo do ideal”, recomenda Talita. Assim, você consegue fazer escolhas mais alinhadas à sua saúde e à indicação do seu médico ou nutricionista. Falando nisso, os pães da linha Premium Seven Boys podem ser aliados.

 

Um dos elementos mais importantes é representado por uma lupa. “Essa lupinha é chamada de rotulagem frontal, e é um alerta para o consumidor ter uma melhor tomada de decisão ao informar a concentração alta em sódio, gordura saturada ou açúcar adicionado”, afirma Talita.

 

Ao ver esses avisos, o consumo deve ser moderado. Outro detalhe importante é observar as calorias, especialmente quem está em processo de controle de peso. Por isso, cuidado com a densidade calórica alta. 

 

Informação é decisão!

 

Entender os rótulos dos alimentos é uma forma de tomar decisões mais conscientes sobre o que você consome. Ao saber interpretar a lista de ingredientes e a tabela nutricional, você ganha autonomia para escolher alimentos mais adequados às suas necessidades. Com esse conhecimento, você pode cuidar melhor da sua rotina alimentar e evitar armadilhas das prateleiras.

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!