Desenvolva a autoconfiança nos seus filhos
Muito se engana quem pensa que a autoconfiança é uma característica que existe apenas entre adultos. Ela é muito importante na infância, porque promove o desenvolvimento integral, de forma a garantir um melhor aproveitamento para as crianças na escola e também com relações pessoais.
O perfil autoconfiante precisa ser estimulado pelos pais e educadores, uma vez que não é desenvolvido naturalmente. Fazer com que os pequenos se sintam confiantes no dia-a-dia faz parte do desenvolvimento saudável, além de estarem diretamente ligados ao modo como ele vão enfrentar desafios, competições, compartilhar e até mesmo fazer novos amigos.
Veja como estimular o senso de confiança em seu filho:
1 – Rotinas são importantes
Segurança para a criança é tudo! Por isso, crie horários para as atividades diárias, desta forma, ela terá controle do seu mundo e suas ações.
Por meio da rotina, eles conseguem programar as prioridades e a ordem dos afazeres, criando controle. Assim, ela saberá que o banho vem primeiro, depois o jantar, higiene pessoal, leitura e, por fim, a hora de dormir, por exemplo.
Não ter uma rotina estabelecida pode causar ansiedade nas crianças.
2 – Delegue responsabilidade
É importante fazer com que seu filho se sinta útil em relação a organização da casa e isso o ajudará a se sentir mais confiante. Delegando tarefas conforme a faixa etária, como por exemplo, guardar os brinquedos, alimentar os animais de estimação, ajudar na arrumação da mesa e da cama, já fazem a diferença.
Desta forma, a criança se sente importante e isso contribui para o desenvolvimento da confiança.
3 – Solucionem juntos os problemas
Adultos ou crianças, todo mundo passa por situações diárias que nos levam a pensar e encontrar soluções para os problemas. É deste desafio que os filhos desenvolvem pensamentos críticos e, com a ajuda dos pais, encontram soluções e desenvolvem a autoconfiança.
Resolver os problemas dos pequenos não é indicado e os pais podem sim ajudá-los a se esforçar. Especialistas afirmam que até a frustração por não conseguir encontrar uma solução, faz com que as crianças desenvolvam a competência, confiança e domínio.
Até vale dar algumas dicas, mas somente guiando e apoiando a criança. No fim, vai ser muito prazeroso para ela conquistar algo por si mesma.
4 – Encoraje seu filho
Muitas vezes até mesmo os adultos têm medo de realizar algumas tarefas mais complexas. Porém, é fazendo que vamos aprendendo e adquirindo novas aptidões.
Encoraje a criança a fazer algo complexo, começando por amarrar um tênis, andar de bicicleta e etc. Elogie as conquistas, por menos que seja.
Lembre-se de também não mostrar desapontamentos nas maiores dificuldades, mas sempre apoiando nas novas tentativas.