Melhores séries para aprender inglês: confira cinco opções e aprimore o idioma

Notíciasmar, 20 - 2024

Melhores séries para aprender inglês: confira cinco opções e aprimore o idioma

Seja para treinar o ouvido, enriquecer o vocabulário ou aprender expressões diferentes, séries são ótimas opções para acelerar o aprendizado da língua

 

Quem não gosta de passar algumas horinhas assistindo a um bom filme ou série? Além de relaxar, esse tipo de entretenimento é um ótimo aliado para quem quer estudar inglês: treinar a escuta, adquirir vocabulário, aprender expressões e gírias e ainda ter acesso a culturas diferentes em alguns episódios por dia. 

 

Há opções para todos os gostos: dramas familiares, comédias, negócios, ficção ou política, por exemplo. Independente do interesse, há uma série perfeita para te ajudar a expandir os conhecimentos. 

 

Não é demais? Você aprende e se diverte. Continue lendo para descobrir algumas das melhores séries para aprender inglês e aprimorar suas habilidades linguísticas!

 

Por que séries ajudam a aprender inglês?

 

A primeira resposta para essa pergunta é: quanto mais você ouvir e praticar, melhores serão a sua compreensão e pronúncia. Além disso, por meio de diálogos repletos de expressões coloquiais, personagens cativantes, situações engraçadas e histórias de tirar o fôlego, a experiência de aperfeiçoar o idioma fica ainda mais envolvente e divertida por meio de uma boa série. 

Veja outros três bons motivos para se utilizar deste recurso:

 

  • Exposição constante ao idioma: mesmo que seja apenas um episódio por dia, assistir séries para aprender inglês te coloca em contato direto com os sons, pronúncias, entonações e ritmos da língua. Consequentemente, aumenta de forma significativa a capacidade de entender rapidamente o que está sendo dito;


  • Aprendizado mais agradável: estudar não precisa ser, necessariamente, maçante. Mesmo que por diversão, o seu cérebro absorve informações verbais e visuais, como expressões, gestos e ações dos personagens e cenários;


  • Contexto realista: para dominar o inglês, nada melhor que se expor a um vocabulário contemporâneo em situações cotidianas com termos e expressões úteis ao dia a dia. De quebra, você ainda adquire conhecimento sobre outras culturas, sotaques variados e expressões típicas de regiões diversas. É quase como fazer um intercâmbio sem sair de casa.

 

Confira cinco das melhores séries para aprender inglês

 

Para que você comece agora, nós separamos diversas opções que podem te ajudar nessa missão de aprender o idioma mais falado do mundo. Escolha a sua favorita e a inclua já na rotina de estudos!  

 

  1. Friends: de sucesso mundial, Friends acompanha um grupo de seis amigos que enfrentam os desafios de uma cidade grande como Nova York, mas são unidos por laços fortes, risos, dramas e momentos memoráveis. É uma das melhores séries para aprender inglês já que, com apenas 22 minutos cada, os episódios apresentam inúmeras conversas cheias de expressões e gírias que refletem o cotidiano de um nativo. Ao explorar temas como trabalho, família, eventos sociais e relacionamentos, Friends fornece um vocabulário muito vasto e útil. 

Gênero: Comédia, Romance

Classificação Indicativa: 12 anos

 

  1. The Office: precisa praticar inglês para o trabalho? The Office é a escolha certa! Unindo comédia e drama, o programa retrata a vida dos funcionários da Dunder Mifflinde, uma empresa fictícia que vende papéis. A partir de diálogos simples e leves, em episódios curtos no formato de documentário, o público tem acesso a um vocabulário de negócios e interações profissionais. 

Gênero: Comédia

Classificação Indicativa: 12 anos

 

  1. The Big Bang Theory: dois gênios da física, Leonard (Johnny Galecki) e Sheldon Cooper (Jim Parsons), dividem um apartamento e vivem histórias emocionantes ao lado dos colegas de trabalho Howard Wolowitz (Simon Helberg) e Raj Koothrappali (Kunal Nayyar). As coisas ficam ainda mais divertidas quando a aspirante a atriz e não tão inteligente Penny (Kaley Cuoco) se muda para o apartamento da frente. Embora os diálogos sejam cotidianos e com um toque de humor, a ciência sempre está por perto, fazendo da série uma ótima opção para quem está um pouco mais avançado no inglês e quer se desafiar.

Gênero: Comédia

Classificação Indicativa: 12 anos

 

  1. This is Us: aos fãs de drama, This Is Us é uma das melhores séries para aprender inglês. Com várias linhas do tempo simultâneas, a narrativa conta a história da família Pearson desde o nascimento dos seus trigêmeos e da adoção de um recém-nascido que acabou de ser resgatado pelos bombeiros. As conversas inteligentes e bem elaboradas oferecem insights valiosos sobre a cultura americana. Já os temas emocionais e profundamente humanos, proporcionam um rico aprendizado de estruturas de frases e expressões ligadas a sentimentos.

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

 

  1. The Crown: o que acha de aprender inglês britânico? Misturando realidade a um pouco de ficção, The Crown acompanha a trajetória da Rainha Elizabeth II (Claire Foy, Olivia Colman e Imelda Staunton), personagem histórica do Reino Unido. O roteiro aborda desde a sua vida íntima até decisões políticas, passando por todos os bastidores de uma das famílias mais midiáticas do mundo. É uma boa oportunidade de aprender um vocabulário mais culto, já que se trata da realeza e retrata diferentes épocas.

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

 

Dicas rápidas para aproveitar melhor

 

Agora que você já está com a lista pronta das melhores séries para aprender inglês, anote também as dicas a seguir para tirar mais proveito do estudo enquanto se diverte!

 

  • Áudio e legenda em inglês: é claro que assistir uma série sem precisar de legendas é o melhor dos mundos, mas, se você ainda não está nesse nível, não se preocupe! Que tal, por exemplo, deixar o áudio em português e a legenda em inglês? Uma outra opção é deixar os dois recursos em inglês. Tente associar o que você ouve e vê ao que você lê;

 

  • Comece pelo básico: priorize séries com episódios mais curtos, de 20 ou 30 minutos, e vocabulário simples, dessa forma, a mente não fica tão cansada e o aproveitamento é bem melhor;

 

  • O contexto pode ajudar: tente entender as palavras pelo contexto, mas se ainda assim ficar difícil, nada que um Google Tradutor não te ajude a expandir ainda mais o vocabulário;

 

  • Assista de novo: que tal reassistir aquela série favorita? Por ser uma história que você já conhece, ficará ainda mais fácil entender o que está acontecendo e se familiarizar com o idioma. 

 

Let’s go!

 

Assistir séries é uma ótima forma de aprender inglês já que proporciona uma imersão mais natural e dinâmica no idioma. Vale ressaltar, entretanto, a necessidade de complementar o aprendizado com estudo de gramática, prática de conversação e leitura. O que acha de chamar um amigo para contar a ele em inglês o que você está vendo no momento? Escrever uma resenha também poderá aprimorar as suas habilidades! 

 

Gostou das dicas? Então, pegue o controle remoto, prepare a pipoca e o lanche com bisnaguinhas, sanduíches e aquele bolo de sobremesa e bora aprender inglês assistindo séries!

 

Também quer uma lista de filmes para entreter toda a família? Confira a seleção que fizemos para você e chame todo mundo para se divertir.

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!