personagem
Como lidar com a timidez infantil? Veja dicas práticas!

Notíciasabr, 10 - 2023

Como lidar com a timidez infantil? Veja dicas práticas!

A timidez é algo comum, não apenas na infância, mas também na vida adulta. No entanto, em alguns casos, isso pode trazer prejuízos sociais à criança tímida e até ser um obstáculo no seu desenvolvimento pessoal, já que ela terá dificuldades de realizar certas tarefas – fazer amizade, tirar dúvidas na escola ou expressar seus sentimentos.

Seu filho é introvertido? Descubra a seguir como lidar com a timidez infantil e ajudá-lo a fortalecer as suas relações sociais.

De toda forma, é importante que os pais saibam como ajudar as crianças introvertidas a lidarem com essa característica de forma saudável, para que a timidez não seja um problema. Assim, eles poderão anular os efeitos negativos deste comportamento, ajudando os filhos em seus desenvolvimentos.

 

Dicas de como lidar com a timidez infantil

A timidez é uma característica comum em muitas crianças e pode ser especialmente desafiadora para elas, já que muitas vezes se encontram em novas situações e ambientes que podem parecer desagradáveis.

Se você tem um filho tímido, inspire-se em nossas dicas e ajude-o a controlar essa característica.

 

Diálogo é indispensável, ouvir mais ainda!

Manter o bom diálogo entre pais e filhos é essencial para entender os medos e inseguranças da criança e, a partir disso, ajudá-las a superá-los e lidar com a timidez infantil de uma forma mais leve.

Por isso, ouvir com atenção e deixar com que a criança se expresse é uma boa maneira de criar uma relação de confiança, deixando seu pequeno seguro para expor seus sentimentos. Dessa forma, você ajuda seu filho a desenvolver segurança e autoestima.

 

Evite as comparações

Apesar de parecer um hábito inofensivo, fazer comparações pode trazer insegurança e fazer com que o pequeno fique ainda mais retraído e tímido, prejudicando sua autoimagem. Tentar ser alguém diferente de si mesmo é prejudicial para a criança.

Nesta nossa dica de como lidar com a timidez infantil, opte por outros caminhos quando quiser dar exemplos, como incentivar positivamente as crianças, mostrar soluções e alternativas, sem trazer uma terceira pessoa ao assunto.

 

Incentive atividades em grupo

Incentivar seu filho a participar de atividades em pequenos grupos vai ajudá-lo a praticar a convivência. Exemplo e convivência são alguns dos maiores fatores de aprendizado infantil. 

Com estas vivências, ele pode se acostumar a lidar com a timidez em grupos maiores, como na escola ou em encontros de família. Assim, seu filho pode se arriscar aos poucos, no tempo que é possível pra ele, e até mesmo criar amizades, um ótimo apoio para lidar com a timidez infantil.

Veja também: Qual é a importância das amizades para o desenvolvimento infantil?

Não o force a fazer o que não se sente confortável

Além de trazer desconforto à criança, forçá-la a participar de algo que ela não quer pode ter o efeito contrário do desejado, fazendo com que seu filho fique ainda mais introvertido.

A criança precisa sentir que seus limites são respeitados, mas caso seja inevitável, tente conversar com seu filho, mostrando que ele estará seguro participando da atividade em questão.

Não ignore seus sentimentos

Outra dica muito importante sobre como lidar com a timidez infantil e que os pais precisam usar é a empatia. Ouvir com respeito tudo o que seu filho tem a dizer é essencial para que vocês desenvolvam juntos uma relação de respeito e segurança, incentivando as habilidades de expressão do seu pequeno.

Quando você menospreza ou julga seus sentimentos, pode retrair ainda mais a criança tímida e fazê-la se cobrar ainda mais, o que pode trazer bastante desconforto ao pequeno e incentivar mais a timidez infantil.

Entenda a timidez infantil

Pessoas extrovertidas podem ter dificuldades em entender quais são as barreiras de alguém tímido. Afinal, o que é tímido? A pessoa introvertida é aquela que não se sente confortável em situações sociais como reuniões, festas e até mesmo salas de aula. O tímido prefere a própria companhia e pode ficar acanhado perto de outros indivíduos.

Saber como lidar com a timidez infantil pode ser difícil, dependendo do nível de introversão. Para algumas pessoas, colocar uma “máscara sociável” e lidar com o desconforto fica mais fácil com o hábito, mas quando se trata de criança, as coisas são mais abstratas.

A criança pode ter dificuldade para expressar e entender seus sentimentos e os porquês de seu desconforto. Por isso, muitas vezes sua timidez pode ser incompreendida.

Para os pais, é essencial observar os comportamentos do filho tímido, nem sempre a criança vai ter as palavras para explicar o que sente. Por isso, a primeira coisa necessária para lidar com a timidez infantil é a compreensão. Deixar o pequeno se sentir seguro na sua presença pode ajudá-lo a se desinibir e mudar sua percepção social. Então é importante validar os sentimentos da criança, mesmo que não compreenda, e ajudá-la a lidar com eles.

Ganhar a confiança do seu filho é algo importante para ajudá-lo a superar a timidez. Por isso, dedique um tempo para conhecer o seu pequeno e deixar com que ele o conheça. Jogos e atividades são uma ótima forma de ter tempo de qualidade em família, há muitas atividades que estimulam a expressividade e sociabilidade da criança, como brincadeiras de “mímica” ou jogos de tabuleiro como “imagem e ação”.

Crianças introvertidas, muitas vezes, expressam seus sentimentos sem palavras, você pode usar isso para lidar com a timidez infantil, estimulando a criatividade do seu pequeno. Introversão é um sentimento que precisa ser compreendido.

Lembre-se, timidez infantil não é um problema a ser eliminado e sim uma parte do seu filho que precisa ser compreendida e trabalhada para que não atrapalhe o seu desenvolvimento.

Para estimular seu filho tímido, algumas atividades assêmicas como desenhos e músicas, podem te ajudar a entender melhor o que está passando na cabeça do seu pequeno. Assim, você pode guiá-lo para que aprenda a se expressar melhor e diminuir seu desconforto social.

Saber como lidar com a timidez infantil é um desafio tanto para os pais, quanto para o filho introvertido. O importante é respeitar o processo do seu pequeno e não pressionar seus passos.

Passar segurança, amor e respeito vai fazer com que o seu filho confie em você e busque seus conselhos na hora de resolver os problemas. O processo às vezes pode ser frustrante, mas é essencial que você esteja ao lado do seu pequeno para que ele supere esta dificuldade.

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!