Notícias • jan, 30 - 2019
Volta às aulas: planeje uma rotina escolar sem lugar para birra
Falta pouco para a volta às aulas, mas ainda dá tempo de você planejar uma rotina escolar que suavize a adaptação das crianças ao retorno do ano letivo e, consequentemente, facilite o dia a dia dos responsáveis.
Convide a criança a contar os dias com você
Uma dica bastante simples, mas que costuma ajudar na rotina escolar é fazer uma contagem de dias desde o início das férias. Separe para a criança um calendário de papel, sinalize a data do primeiro dia de descanso e da volta às aulas. Assim, o pequeno irá dia a dia trabalhando em sua mente que terá que retornar ao colégio quando a hora chegar.
Preparem o material escolar juntos
Você não precisa esperar a lista de material escolar solicitada pelos professores para começar a preparar os acessórios de aprendizagem. Chame a criança para ajudar a encapar um caderno ou livro, apontar os lápis, organizar a mochila. Se achar necessário comprar algum item, também pode ser um ótimo passeio para entrar no clima de volta às aulas.
Crie uma rotina para a hora de dormir
Mesmo no período de férias é importante manter um padrão no horário de dormir, principalmente na última semana de descanso. Estabelecer um horário para deitar e, principalmente, sair da cama é fundamental para evitar aquela preguiça típica dos alunos matutinos.
Rotina alimentar também é importante
Outro ponto superimportante no planejamento da volta às aulas é o cardápio dos pequenos. Tudo bem que férias é um período de exceção e comer guloseimas faz parte, mas é preciso retomar o equilíbrio das refeições com um cardápio mais saudável, principalmente na última semana de descanso. Sirva os pratos sempre no mesmo horário, assim ficará mais fácil os pequenos se adaptarem à nova rotina.
Gere boas experiências para a criança
Que tal usar os últimos dias de férias para gerar boas experiências para os baixinhos? Convide-o para passeios diferentes daqueles do dia a dia, sugira por exemplo: ida a parque temático e/ou aquático – afinal de contas é verão, fazer uma trilha curta com cachoeira ou qualquer outro lugar que a criança tiver vontade de conhecer. O mais importante é gerar experiências que os incentivem a compartilhar momentos com seus colegas.
O mais importante é ir preparando as crianças com antecedência para um novo ciclo de aprendizagem e diversão na escola se iniciará.
Por Bianca Souza