Qual é a importância da música no desenvolvimento infantil? Conheça os benefícios

Notíciasago, 23 - 2024

Qual é a importância da música no desenvolvimento infantil? Conheça os benefícios

A infância, como sabemos, é o estágio da vida onde o ser humano aprende coisas com maior facilidade. Desde a coordenação motora até as interações sociais, tudo é construído por meio dos primeiros contatos com o mundo, o que é trabalhado com a família, amigos, educadores.

Neste contexto tão amplo, é válido entender qual é a importância da música no desenvolvimento infantil e descobrir formas de usá-la com as crianças.

Há estudos que apontam os benefícios da musicalização infantil ao apresentar os sons aos bebês desde o ventre a fim de trabalhar estímulos cerebrais.

Mais tarde, a música pode servir como influenciador no desenvolvimento da comunicação verbal e não-verbal, refletindo diretamente na fala, coordenação motora, concentração, emoções, percepção de mundo, interação social e muito mais. Abaixo, abordaremos estes itens de uma forma mais completa!

Veja também: Filmes para assistir com a família

Entenda qual é a importância da música no desenvolvimento infantil

Separamos abaixo algumas das principais vantagens para que você entenda como é válido estimular a vivência musical na infância. Veja com atenção!

Desenvolvimento da fala

Para crianças em períodos pré-escolares, são as experiências cotidianas que ensinam ações básicas do dia a dia, como a fala. É natural, então, que isso também se estenda à música, com os pequenos aprendendo a falar ou melhorando a dicção a partir do que ouvem em canções.

Para os mais velhos, as canções podem ajudar na diversificação do vocabulário, ensinando palavras de maneira muito similar aos livros. Tudo isso, é claro, precisa considerar classificações indicativas a fim de que músicas assimiladas sejam adequadas a cada idade.

Auxílio com a coordenação motora

É praticamente impossível falar sobre qual é a importância da música no desenvolvimento infantil sem associá-la com a dança. Quem já teve (ou tem neste momento) um bebê sabe que ele tende a se empolgar e dançar quando toca uma canção que gosta.

Conforme vão ficando mais velhos e adquirindo mais habilidades motoras, os pequenos se beneficiam da música para coordenar os movimentos. A dança é uma excelente aliada aqui, independentemente do gênero. Do balé à ciranda, há muito o que se aprender com os ritmos.

Contribui para a concentração

Do ponto de vista da concentração, entre os benefícios da música para crianças, há duas situações distintas, mas igualmente valiosas: ao ouvir e ao praticar.

Na primeira, observa-se um aumento na concentração para estudar e realizar outras tarefas com as músicas apropriadas.

Já no segundo caso, quando falamos qual é a importância da música no desenvolvimento infantil, estamos mencionando a prática de instrumentos, a maioria dos quais pede um elevado nível de concentração.

É interessante observar que tudo isso só é possível se existe interesse, já que do contrário a música se torna uma obrigação negativa.

Controle das emoções

A música é uma forma de arte e, como tal, tem relação direta com as emoções humanas. Da felicidade à tristeza, passando por todo o espectro de sentimentos, são capazes de nos apresentar às nossas próprias emoções, o que tem valor inestimável para o psicológico.

Ao pensar qual é a importância da música no desenvolvimento infantil, devemos lembrar que as crianças estão em fase de crescimento e aprendizado sobre o mundo, buscando formas de assimilar e se expressar.

A música – mais uma vez – cumpre papel duplo aqui, ao colocar os pequenos em contato com suas emoções e permitir que expressem o que estão sentindo.

Possibilita a interação social

Aqui precisamos voltar a repetir qual é a importância da música no desenvolvimento infantil como arte e como isso é benéfico.

No caso deste item, falamos da melodia como veículo facilitador da interação social, seja em família, na escola ou outros ambientes onde crianças interagem com indivíduos de idades similares.

Podemos citar exemplos como conversas sobre tipos de estilos musicais que se gosta, cursos de instrumentos e danças, aprendizado escolar a partir de letras e um infinito número de outras atividades.

Para crianças mais tímidas, a música é ainda mais importante.

Compreensão do mundo e de gostos pessoais

Cada indivíduo é distinto, com vivências e gostos únicos, o que é algo que deve ser celebrado ao pensar nos benefícios da musicalização infantil.

Em tempos passados, o diferente era visto como incorreto, mas a ciência nos ensinou que existe grande valor em expressar a abraçar a multiplicidade de gostos entre seres humanos.

Para as crianças, a música tem esse exato poder. Conforme vão crescendo e experienciando o mundo, elas compreendem do que gostam ou não, o que inclui gêneros e instrumentos musicais, tipos de danças e outros aspectos relacionados às artes e à cultura.

É uma excelente forma de lazer

Por último e definitivamente não menos importante ao falar qual é a importância da música no desenvolvimento infantil, devemos apontar seu valor como lazer.

Similar aos jogos eletrônicos, atividades físicas, filmes, pinturas e artesanatos, ela pode ser usada para espairecer e relaxar, o que é muito importante, independentemente da idade.

O mesmo vale para a prática de instrumentos musicais ou de tipos de danças na escola e em cursos. Idas ao teatro e shows infantis também podem ser encaixados aqui.

O importante é sempre levar em conta eventos que sejam adequados para cada idade se quiser aproveitar os benefícios da música para crianças. Sendo assim, todo momento em família é momento para ouvir uma melodia e cantar.

É importante adequar a trilha sonora a idade, mas claro que não há grandes problemas em apresentar variedades aos seus pequenos, atentando-se apenas aos estilos musicais.

Incentive!

Outra maneira de fazer a música estar ainda mais presente na vida dos seus pequenos é por meio da confecção de instrumentos e, até mesmo, cursos.

O contato direto com o instrumento trabalha ainda mais com a coordenação, ritmo e concentração das crianças, além de proporcionar experiências únicas com a arte.

Para começar, você pode apostar em tambores e chocalho, conhecidos também como instrumentos de percussão, que são fáceis de fazer em casa com objetos do dia a dia.

Os tambores podem ser feitos com latas, vasilhas plásticas e garrafas, por exemplo; já os chocalhos podem ser confeccionados com pequenas latas e garrafas pet, contando com a ajuda de grãos de sua preferência para criar o som. Assim você incentiva até mesmo a reciclagem, aproveitando muitos materiais!

Mais tarde, em torno dos 5 anos, instrumentos como o violão e a guitarra já podem ser introduzidos aos pequenos. Mas é claro que uma bela cantoria em família – mesmo que desafinada – já vale muito!

E então, já consegue entender qual é a importância da música no desenvolvimento infantil e está empolgado para incentivar os pequenos? Experimente os diversos estilos e veja com qual seu filho mais se identifica.

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!