Notícias • ago, 22 - 2024
Dicas de cuidados com a pele das crianças no outono. Evite o ressecamento
O outono é sempre igual, as folhas caem no quintal… Brincadeiras à parte, começou uma das mais queridas estações do ano. Nem tão fria, nem tão quente e muito mais aceita pelas pessoas.
Para aproveitá-la sem sofrer com as alterações climáticas, é preciso considerar algumas dicas de cuidados com a pele das crianças no outono. Muito além da mudança de clima e vegetação, podemos notar algumas diferenças em nosso corpo e hábitos.
Nossa pele tende a ficar ainda mais seca, suscetível a rachaduras e alergias. Há maior proliferação de vírus e bactérias, devido ao aglomerado de pessoas e pouca ventilação, provocada pelas janelas fechadas. Essas características intensificam condições crônicas, como asma, rinite e bronquite.
Além disso, a baixa temperatura causa queda da imunidade. Um exemplo disso é nossa mucosa nasal que sofre alterações em seu funcionamento no frio, diminuindo seu mecanismo de limpeza e imunidade.
Mas fique tranquilo! Todas essas complicações podem ser evitadas com hábitos simples.
12 dicas de cuidados com a pele das crianças no outono
Além de dar bons conselhos para deixar a pele dos pequenos bem hidratada, essa estação demanda alguns cuidados extras. Por isso decidimos reunir tudo por aqui. De certa forma, quase tudo interfere na saúde da pele. Confira como cuidar das crianças no outono!
1 – Não diminua o consumo de água
Apesar de, normalmente, sentirmos menos sede, manter o corpo hidratado é fundamental para regular o funcionamento do organismo. Embora não pareça uma das dicas de cuidados com a pele das crianças no outono, lembre-se que a água é responsável também por preservar a hidratação.
2 – Mantenha os locais frescos e arejados para boa circulação do ar
Isso evita o acúmulo de poeira e proliferação de fungos e bactérias, o que é importante em qualquer estação.
3 – Mantenha o cuidado com a pele das crianças
Quando o assunto é investir em dicas de cuidados com a pele das crianças no outono, duas estações se destacam pelos “extremos” de problemas: o verão e o inverno.
Na prática, o outono também merece atenção, já que ele não imuniza crianças de alergias na pele e ainda queima quando se expõe ao sol.
A hidratação da pele é um dos cuidados mais recomendados, especialmente para quem vive em regiões mais secas. Procure sempre produtos indicados para os pequenos (já que nem todos os cosméticos adultos são adequados às crianças) e mantenha a pele protegida.
4 – Não dispense o protetor solar, mesmo em dias nublados
Pegando gancho no primeiro item dessa lista, uma das dicas de cuidados com a pele das crianças no outono é o uso de protetor solar. Não se engane: por mais que as temperaturas sejam amenas durante esse período, o sol ainda causa danos e é prejudicial.
Naturalmente, o fator do protetor solar pode ser um pouco menor no outono, em especial em dias nublados, mas a proteção ainda é necessária. Se possível, busque aquelas alternativas que já possuam hidratante incluso a fim de cuidar da pele dos pequenos de maneira dupla.
5 – Diga não aos banhos muito quentes!
Essa é uma das dicas de cuidados com a pele das crianças no outono que parece meio óbvia, mas quase todo mundo se esquece. Mesmo com o friozinho, os banhos devem se manter mornos para evitar o ressecamento da pele e colaborar com a diminuição desse sintoma que é característico da estação.
6 – Cuide das alergias, sazonais ou não
Diversas alergias são sazonais ou tópicas, o que significa que elas vêm e vão de acordo com a estação, mas elas não são as únicas. Há aquelas que persistem, e essas não deixam de existir quando o outono chega. Mais ainda, elas merecem uma atenção redobrada.
Quando em lugares públicos, vale a pena ensinar as crianças a cobrirem o nariz e a boca na hora de espirrar e tossir, se possível com um lenço descartável. Por mais que as alergias não tenham caráter contagioso, em um mundo pós-pandêmico se prevenir é a melhor alternativa.
7 – Aposte em roupas e cobertas com tecidos de algodão e sintético
Essa é uma dica muito importante para quem quer saber como cuidar das crianças no outono. Para diminuir as chances da contração de gripes, apostar em roupas e cobertas com tecidos de algodão e sintético é a melhor opção. Caso tais roupas estejam guardadas há muito tempo, devem ser lavadas antes do uso!
8 – Conheça (e consuma) as frutas típicas do outono
Assim como outras estações, essa traz consigo algumas comidas típicas, associadas com a produção de frutas e verduras do período. Uma excelente maneira de não somente se manter seguro no outono, mas também aproveitá-lo, é consumindo os alimentos do período.
Dentre as frutas típicas do outono, podemos destacar abacate, banana, caqui, goiaba e mamão. Já entre os vegetais, exemplos incluem abóbora, brócolis, chuchu, repolho e rúcula. Seja in natura ou como parte de receitas, esses alimentos outonais são bastante indicados.
9 – Aumente a umidade do ar
Seja com os umidificadores eletrônicos ou as tradicionais bacias de água, é possível aumentar a umidade do ambiente para melhorar a qualidade do ar e colaborar com sua respiração.
10 – Aproveite as temperaturas amenas para começar a se exercitar
O outono é conhecido por ser uma estação mais fresca, em que não faz muito calor e nem muito frio. Isso faz dele um período interessantíssimo para alguns projetos pessoais, os quais são prejudicados por climas mais extremos. Dentre eles, podemos citar os exercícios físicos.
Utilize a estação amena para praticar exercícios, sem a preguiça recorrente do inverno ou o calor desconfortável do verão. Embora a prática de atividades dessa natureza seja indicada o ano todo, o outono pode ser o momento perfeito para você dar um primeiro passo na ideia!
11 – Fique atento à alimentação!
Entre as dicas de cuidados com a pele das crianças no outono, alimentar-se bem é a chave para levar ao organismo vitaminas e nutrientes essenciais. Isso favorece o seu funcionamento, aumenta a imunidade e a resistência necessária para lidar com as mudanças.
Para isso, você pode contar com a Seven Boys!
12 – Aproveite tudo o que a estação tem a oferecer!
Até aqui focamos em diversos aspectos negativos do outono que merecem a nossa atenção, mas a verdade é que não vale a pena apenas se focar no que existe de ruim no período. Os cuidados são necessários, é claro, mas também devemos aproveitar a estação.
Além dos alimentos e da temperatura amena já mencionados, o outono também é o tempo das chuvinhas boas para dormir, a volta às aulas para os pequenos, as folhas caindo das árvores… Tudo isso é interessante e vale muito a pena ser aproveitado por adultos e crianças.
Fique atento às dicas de cuidados com a pele das crianças no outono e também com a saúde de modo geral e torne essa estação bem mais tranquila.