personagem
Como escolher as melhores músicas para a confraternização da empresa

Notíciasjun, 04 - 2024

Como escolher as melhores músicas para a confraternização da empresa

Crie a playlist perfeita para não sair do tom e promover um ambiente agradável
  

A escolha das músicas para a confraternização da empresa pode ser determinante para o sucesso da festa. Selecionar um repertório que esteja de acordo com o perfil do público, o tipo de evento, o tema e o local não é uma tarefa muito fácil, mas garante um ambiente agradável, integrado e divertido.

 

Há inúmeras opções: som ambiente a partir de uma playlist previamente desenvolvida, música ao vivo com banda ou DJ, instrumentos clássicos, escolas de samba e por aí vai. O mais importante é dedicar uma atenção especial ao assunto para não correr o risco de sair do tom, afinal de contas, ninguém quer que os convidados fiquem desanimados.

 

Então, quer saber como escolher as melhores músicas para a confraternização da empresa? Continue lendo!

 

A importância da música para a confraternização da empresa

 

A música é capaz de ditar como o público vai se portar e está diretamente ligada à sensação de bem-estar. Se você optar por hits calmos e tranquilos, os convidados provavelmente ficarão mais relaxados. Uma balada eletrônica, entretanto, garantirá muita dança e energia. 

 

Outro ponto a destacar é que a música é capaz de criar uma identidade para o evento, alinhando-a à mensagem que os organizadores pretendem transmitir. No caso de uma confraternização, as músicas certas servem como uma forma de conexão entre os colaboradores, promovendo socialização. 

 

Como criar a playlist perfeita

 

Você não quer ver ninguém parado ou achando que a confraternização está chata, certo? Por isso, separamos algumas dicas para considerar antes de selecionar as músicas e não desafinar na hora do show!

 

  • Conheça o público: a etapa mais importante é conhecer o público-alvo do evento. Entenda as preferências musicais e a faixa etária para que todos fiquem satisfeitos. Vale considerar uma pesquisa prévia e escolher músicas mais abrangentes que “percorram” vários estilos, como recomenda Adriana Jordão, sócia-executiva da AJ+Comunicação, empresa especialista em produção de eventos; 
  • Considere o tema: o evento é um happy hour? Uma confraternização de final de ano? Possui um tema específico, como anos 80 ou tropical? Escolha músicas que reflitam o estilo escolhido para que a experiência seja completamente imersiva; 
  • Garanta a estrutura adequada: tenha certeza de que a equipe de músicos possua todo o equipamento necessário, como caixas e mesa de som, microfones, cabos e instrumentos. Talvez seja preciso alugar os itens ou até mesmo montar um palco com iluminação adequada; 
  • Saiba a duração da festa: ninguém aguenta ficar ouvindo a mesma música 50 vezes, portanto, ter ciência do tempo estimado da confraternização ajuda a planejar uma playlist com variedade suficiente de canções para cobrir todo o evento sem repetições desnecessárias; 
  • Momentos especiais merecem músicas especiais: confira a programação completa para saber se haverá momentos especiais, como premiações, discursos, brindes ou reconhecimentos. Essas situações ficam ainda mais memoráveis com uma seleção musical específica.

 

Opções de músicas para a confraternização da empresa

 

Não existe o tipo de música perfeito para um evento corporativo. Adriana Jordão, explica que depende do local escolhido para a confraternização. “Um espaço locado exclusivamente para o evento pede um DJ ou banda”, exemplifica. 

 

Ela ainda afirma que pop, pop rock, pop brasileiro, rock brasileiro, regravações, eletrônico e sertanejo light estão entre os gêneros mais escolhidos pelos organizadores. “Só não vale nada melancólico”, reforça.

 

Confira algumas opções e como cada uma delas pode contribuir para elevar o alto astral dos convidados.

 

  • Playlist pré-selecionada: costuma ser usada como som ambiente, proporcionando mais discrição e elegância. Esse formato permite criar um fundo que não se sobreponha às conversas ou atividades do evento, ou seja, é ótimo para promover networking e um caráter mais formal;
  • DJ: a maior vantagem de contratar um DJ é que ele pode sentir a energia do público e ajustar as músicas de acordo para garantir um clima envolvente. Pela capacidade de misturar diferentes estilos, o profissional costuma agradar públicos e gostos variados;
  • Banda ao vivo: utilizar esse tipo de música para a confraternização da empresa proporciona uma energia diferente e cativante. Ela também pode se adequar ao perfil dos convidados e ainda interagir com eles. E há gosto para tudo: bandas com músicas autorais, outras especializadas em determinados gêneros e até covers que podem interpretar hits conhecidos;
  • Trios de cordas ou instrumentos clássicos: se a sua intenção é uma confraternização mais elegante e formal, essa é a escolha perfeita. Ambientes intimistas também podem pedir música clássica. Lembre-se sempre de avaliar o público para entender as suas preferências;
  • Escola de samba: quer inovar e colocar todo mundo para cima? Além de representar a cultura brasileira, a presença de uma escola de samba garante uma performance única e envolvente. 

 

Que tal misturar? Se a confraternização vai durar muitas horas, inclua mais de uma atração na programação para garantir que ninguém fique entediado. Exemplo: comece com uma banda ao vivo para aquecer e termine com o DJ fazendo todo mundo dançar.

 

Solta o som, DJ!

 

Você já percebeu que é crucial escolher boas músicas para a confraternização da empresa, certo? É uma ferramenta poderosa para criar a atmosfera ideal, unindo os colaboradores, promovendo a diversão e deixando a experiência ainda mais inesquecível. 

 

E toda boa confraternização precisa de muita comida! Confira no nosso site sugestões do que servir aos convidados e boa festa!

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!