Notícias • abr, 30 - 2025
Lista de tarefas domésticas infantis. Veja como as crianças podem ajudar
“Manhê, posso te ajudar?”: quem nunca escutou essa pergunta em casa? Diante do interesse das crianças, alguns adultos questionam se elas devem ou não participar das tarefas do lar.
A resposta para esta pergunta é muito simples: sim e o quanto antes, melhor. Claro, desde que seja uma dentre as opções da lista de tarefas domésticas infantis!
A partir dos dois anos, por exemplo, os pequenos já possuem coordenação motora suficiente para organizar seus brinquedos por tipo, tamanho ou cor. A atividade, que pode até ser encarada como uma brincadeira, precisa ser um momento prazeroso para não desestimular o ajudante.
Ao inserir as tarefas domésticas para filhos na rotina, vocês têm uma oportunidade de passar mais tempo juntos. As tarefas desempenhadas também contribuem para que a criança valorize muito mais os esforços dos pais.
Outro ponto fundamental é que a criança se desenvolva de forma independente e, no futuro, se tornará um adulto seguro e consciente de que é capaz de alcançar seus próprios objetivos.
Confira dicas de como fazer isso da melhor forma e entenda a importância das crianças ajudarem nas tarefas domésticas!
As tarefas domésticas têm idade
Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que a lista de tarefas domésticas para crianças deve ser dividida por idade. Enquanto as mais pequenas conseguem fazer a sua parte guardando os próprios brinquedos, as maiores podem enxugar parte da louça que não quebra, por exemplo.
É muito importante levar isso em consideração e jamais pedir às crianças atividades que não sejam adequadas à idade. Quando um pequeno assume uma responsabilidade indevida, há o risco de acidentes, o oposto do que procuramos ao ensinar sobre as tarefas domésticas.
Além disso, procure sempre supervisionar as atividades domésticas por idade mais complexas. A ideia não é “fiscalizar”, mas garantir que a segurança esteja em primeiro lugar. Conforme vão crescendo, os pequenos podem assumir mais e mais responsabilidades nos cuidados diários com a casa.
7 ideias para uma lista de tarefas domésticas infantis
É valioso que os responsáveis entendam a importância de as crianças ajudarem nas tarefas domésticas. Deve-se também tomar o cuidado de delegar atividades tanto para as meninas quanto para os meninos para ensiná-los desde pequenos que as atividades não têm gênero!
1 – Recolher a própria bagunça e colocar as coisas nos lugares certos
As primeiras atividades que os pequenos devem aprender são aquelas relacionadas ao cuidado com as próprias coisas. E esse entra como primeiro item na lista de tarefas domésticas infantis.
Toda a bagunça que fizer deve ser arrumada depois! Se espalhou os brinquedos, é responsabilidade guardá-los de volta na caixinha de onde os tirou.
Isso também pode se estender para as roupas sujas, as quais as crianças podem colocar no cesto, e à louça, que é deixada na pia. O único ponto que merece a atenção nas tarefas domésticas para filhos são as alturas. Se o lugar adequado para guardar alguma coisa for alto, ensine o pequeno a pedir sua ajuda.
2 – Arrumar a cama e organizar o quarto
Continuando da dica anterior da lista de tarefas domésticas infantil, os cuidados com o próprio espaço são muito valiosos e ensinam independência às crianças. A cama que foi bagunçada durante a noite deve ser arrumada, e o mesmo vale para as coisas que forem deixadas para fora do guarda-roupas.
Aqui também podemos inserir a tarefa de varrer, a qual é segura para crianças e começa com o próprio quarto. Aos poucos, os pequenos vão se acostumando a manter os espaços limpos e podem contribuir para a organização e a limpeza dos cômodos compartilhados da casa.
3 – Lavar a louça e secá-la
Lavar e secar a louça são duas das atividades mais básicas da lista de tarefas domésticas infantil, especialmente porque são os adultos que cozinham, certo? Nesse ponto, você deve levar em conta dois elementos mencionados brevemente antes: a altura da pia e se os objetos são de vidro e louça, já que as ações devem ser divididas por idade.
Tudo o que for “alto demais” ou tiver o potencial cortar e gerar cacos deve ser evitado para os mais pequenos, ficando restrito às crianças um pouco maiores. Louças que peçam uma limpeza mais envolvida, como panelas, requerem maior cuidado, porque são mais complexas.
4 – Ajudar no preparo das refeições
Se existe uma tarefa doméstica que muitas crianças sentem prazer em contribuir, com toda a certeza, é o preparo das refeições! Isso ajuda na aproximação de pais e filhos.
Deve-se evitar deixá-los próximos do fogão ou de objetos cortantes, mas existe muito a ser feito que não pede nenhuma dessas duas coisas. Também vale incluir na lista de tarefas domésticas infantil o ato de colocar e retirar a mesa, o que ajuda tremendamente os adultos enquanto estes finalizam as refeições.
Para crianças maiores, o fogão vai aos poucos se tornando um território permitido, sempre com devidas instruções e cuidados preventivos.
5 – Preparar lanches mais simples
Mesmo crianças em idades muito precoces sabem abrir a geladeira ou o armário e pegar um alimento ultraprocessado para comer, mas não é disso que estamos falando aqui! O ideal é que os pequenos saibam como preparar lanches saudáveis, ao menos aqueles mais simples.
Um sanduíche natural frio que utilize pão feito com farinha integral, folhas de alface, peito de peru e queijo magro, por exemplo, pode perfeitamente ser montado por uma criança. Se o uso de faca for necessário, deixe sempre à disposição aquelas sem ponta, que não oferecem tantos riscos.
6 – Cuidar dos animais domésticos e das plantas
Esse é outro item da lista de tarefas domésticas infantil que pode ser muito prazeroso para os pequenos, e é um que contribui para o cotidiano da casa. Se tiver animais domésticos e plantas, ensine as crianças a cuidar de ambos, seja colocando comida e água fresca no pote dos cães ou regando as plantinhas.
Até mesmo o cocô feito pelos bichinhos pode ser recolhido pelos pequenos, o que é uma lição importante sobre a responsabilidade de possuir e tomar conta de um pet. Esse tipo de tarefa da casa ensina as crianças que animaizinhos não são brinquedos, mas seres vivos.
7 – Auxiliar crianças menores da casa
Se existem múltiplas crianças na casa, é natural que as tarefas sejam divididas igualmente entre eles, de acordo com o que a idade permite. A partir dessa organização, surge uma nova oportunidade: pedir que as mais velhas auxiliem os menores nas atividades domésticas.
Se o menorzinho está secando a louça e está tendo dificuldade, o mais velho pode mostrar a maneira certa de fazer isso, conforme aprendeu com um adulto. Esse ciclo é extremamente benéfico e ensina as crianças a terem empatia, mostrando a elas que podem ajudar a outros.
Como já falamos, é crucial que você entenda a importância das crianças ajudarem nas tarefas domésticas.
A cooperação com a lista de tarefas domésticas infantil e o trabalho em equipe são outros aprendizados importantes que ajudarão seu filho a melhorar o convívio, inclusive, com outras crianças. Além disso, a responsabilidade e a satisfação, após a execução da ação, deixarão seu pequeno extremamente feliz e orgulhoso de si mesmo.