Você, certamente, já ouviu falar sobre o vegetarianismo. Mas é evidente que opiniões divergentes, assim como errôneas, são reforçadas acerca do tema. Por isso, o artigo de hoje trará um breve compilado de mitos e verdades, a fim de esclarecer dúvidas. Faça uma boa leitura!

Você, certamente, já ouviu falar sobre o vegetarianismo. Mas é evidente que opiniões divergentes, assim como errôneas, são reforçadas acerca do tema. Por isso, vamos aprofundar em explicações sobre o que é alimentação vegetariana e um breve resumo sobre mitos e verdades para esclarecer dúvidas. Faça uma boa leitura!
Em 2025, estima-se que 14% da população brasileira seja vegetariana ou vegana, o que corresponde a aproximadamente 30 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).
Apesar do crescimento de sua popularidade, esse tema ainda carrega consigo alguns estereótipos e questionamentos estabelecidos em senso comum. Quais mitos sobre a alimentação vegetariana são verdade e quais não são? Isso você vê a seguir!
De maneira bastante simplificada, é aquela em que não se consome nenhum tipo de carne bovina, frango, suína e até peixes. Essa última explicação, em especial, confunde uma parcela da população.
Quando uma pessoa não come outros tipos de carne, mas ainda se alimenta de peixes, o nome dado à sua dieta é “pescetarianismo”. Nesse caso, o indivíduo ainda come alimentos de origem animal que venham do mar (além dos peixes), mas abandona todos os demais.
Se você nunca pesquisou a respeito, as diferenças entre o que é alimentação vegetariana e uma vegana podem ser nebulosas. Afinal de contas, as duas não têm em comum uma dieta livre de carnes? A resposta é um sonoro sim, mas há aspectos que as diferenciam.
A carne é retirada das duas dietas, mas vegetarianos ainda comem alimentos derivados de animais, como queijos (e seus subprodutos), ovos e mel. Os veganos, por outro lado, eliminam tudo isso da sua alimentação, seja por razões morais ou preferência.
Entre as verdades sobre a alimentação vegetariana, há uma que diz: não existe uma escolha “certa” ou “errada”, tudo depende do que faz mais sentido na sua vida. Em todos os casos, a eliminação da carne une ambos!
Quando falamos sobre o que é alimentação vegetariana e pensamos nos itens essenciais, duas das classes são as mais óbvias possíveis: as frutas e as verduras. Elas, porém, não representam a totalidade de uma dieta, há uma infinidade de alimentos que podem e devem ser consumidos aqui.
Cereais e sementes, leguminosas, ervas e especiarias e, para aqueles que são vegetarianos, mas não são veganos, queijos, ovos e leite. É muito importante que as classes de alimentos sejam equilibradas para uma dieta variada e saudável.
Após entender o que é alimentação vegetariana, chegou a hora de saber sobre o que é verdade ou não quando falamos do tema, já que há ainda muito preconceito por parte de pessoas que não buscam as informações corretas. Vamos lá?
Verdade! Continuando do mito que diz que os adeptos sofrem de deficiências nutricionais, surge a ideia de que alguns tipos de pessoas não podem adotar esse estilo de alimentação, o que não é verdade. Ao entender o que é alimentação vegetariana, você verá que ela muda conforme os gostos e necessidades de cada pessoa.
Um indivíduo mais propenso à pressão alta, por exemplo, irá salgar menos as saladas e outras receitas vegetarianas. Isso nos leva a refletir que não há diferenças com os demais tipos de alimentação: comendo carne ou não, a dieta de cada um é única e individualizada.
Mito! No item anterior, mencionamos que qualquer pessoa pode ser vegetariana, o que também se estende às crianças. É importante, porém, que isso não seja “traumático”: a relação dos pequenos com as comidas deve ser sadia.
Desde que se entenda o que é alimentação vegetariana e profissionais da pediatria sejam consultados regularmente, da mesma maneira que acontece com as crianças que comem carne, o vegetarianismo não traz nenhum tipo de problema adicional.
As adaptações dependem da condição de cada indivíduo e de cada família.
Verdade! Essa é, inclusive, uma das principais razões que levam pessoas a adotar uma dieta livre de carnes. Ao compreender o que é alimentação vegetariana, há o aspecto positivo da diminuição dos maus-tratos aos animais, mas a nível coletivo vão muito além, impactando também nosso meio ambiente.
Com menos pessoas comendo carne, menor é a necessidade de pastos. Quando levamos em conta que a agropecuária é a maior responsável pelos desmatamentos no Brasil e no restante da América Latina, fica óbvio que adotar essa dieta é muito positivo para a natureza.
Mito! Primeiro, devemos falar que a dificuldade de uma receita é algo completamente subjetivo: para alguns, qualquer uma é difícil; para outros, não há obstáculo algum em cozinhar. O que define a complexidade são outros fatores, não a presença ou a ausência das carnes.
Ao pensarmos o que é alimentação vegetariana, vemos que as receitas vão desde as mais simples até as mais complexas, dependendo do que escolher cozinhar.
O mesmo vale para os custos, algo já citado antes: é possível fazer um prato vegetariano caro, com ingredientes nobres, ou um mais em conta, sem prejuízos.
Mito! A verdade é que a falta de vitaminas no organismo se dá por diferentes fatores além da alimentação, inclusive os metabólicos. Logo, todos – independente do tipo de dieta – podem sofrer com tais problemas.
Assim como os onívoros, os vegetarianos precisam manter uma dieta equilibrada, com o controle de alimentos refinados, frituras, massas e maior ingestão de frutas, combinadas a leguminosas. Estes são essenciais, pois contribuem para a reposição adequada de nutrientes.
Mito! Na natureza, existem diferentes opções de alimentos essenciais para vegetarianos, capazes de oferecer ao corpo uma quantidade suficiente de proteínas. A soja, assim como outras opções, pode ser combinada em refeições versáteis para nutrir o corpo.
Diferente do que dizem por aí, os produtos vegetarianos não saem do orçamento “normal”. Afinal, os alimentos essenciais são consumidos por onívoros cotidianamente. Dentre eles, podemos citar legumes (como a amada batata), verduras, grãos (como o arroz e o feijão) e, até mesmo, os pães!
E aí, que tal começar agora? Conte com as nossas delícias da padaria para essa transição e lembre-se de se informar sobre os mitos e verdades sobre a alimentação vegetariana.
Este é o ponto de encontro onde o sabor encontra a diversão. Navegue pelo blog Seven Boys e explore nossas receitas e dicas de entretenimento feitas especialmente para você!
Veja nossos produtos
Delicie-se com as clássicas Bisnaguinhas, o sabor inconfundível dos nossos Panettones e a deliciosa variedade de Pães e Bolos Seven Boys. O sabor e a maciez que você e sua família adoram!
