

Notícias • abr, 30 - 2025
Atividades para ajudar na alfabetização dos filhos. Veja como ajudar em casa!
Tem coisa mais gostosa do que acompanhar o desenvolvimento dos pequenos? Essa fase é uma delícia e investir em atividades para ajudar na alfabetização dos filhos ajuda a tornar esse processo ainda melhor e mais divertido!
Mais do que aprender a ler e escrever na infância, a alfabetização infantil consiste na leitura que a criança começa a fazer do mundo. Sendo assim, seus benefícios vão muito além do que parece.
Confira algumas dicas para facilitar, e tornar ainda mais prazeroso, este processo. Aproveite também para fazer desses momentos grandes memórias!
Conheça atividades para ajudar na alfabetização dos filhos
Caça-palavras, forca e memória são bons exemplos de jogos didáticos que ajudam a construir a relação entre as letras e as primeiras palavrinhas. Brincadeiras mais simples, como desafiar a criança a encontrar objetos que comecem com determinada letra, também valem.
1 – Caça-palavras
O caça-palavras é um jogo extremamente divertido para crianças e adultos, onde o objetivo é identificar palavras em meio a uma “sopa de letrinhas”. O jogo desenvolve não apenas a alfabetização, como também a concentração, possibilitando momentos produtivos e de lazer.
Apesar da recomendação do caça-palavras para ajudar na alfabetização infantil, é importante que a brincadeira seja direcionada a crianças que já compreendem como uma leitura é feita: da esquerda para a direita e de cima para baixo. Caso contrário, a atividade poderá confundi-las.
2 – Forca
A forca está entre as atividades para ajudar na alfabetização dos filhos porque estimula não apenas a leitura, mas contribui com o aumento do vocabulário. E, ao contrário do caça-palavras, não existe a questão do direcionamento, o que torna o uso dessa brincadeira mais amplo.
Há quem não goste da temática da forca, considerando que, despida do seu lado lúdico, ela pode soar inapropriada. Nesses casos, é possível adaptá-la, substituindo-a por algo equivalente e mais adequado à idade. O importante é manter as regras dessa brincadeira!
3 – Memória
Pode parecer que o jogo da memória não é assim tão útil à alfabetização infantil, levando em conta que o foco são imagens. Isso não poderia estar mais errado! Na realidade, as ilustrações são um recurso indispensável, pois facilitam que os conteúdos sejam fixados.
Para que ele funcione como uma das atividades para ajudar na alfabetização dos filhos, é necessário que os cartões do jogo da memória tenham a identificação de cada objeto logo abaixo abaixo da imagem. Incentive a criança a ler o que está ali. A ideia não é que os pequenos “decorem” os desenhos, mas que os associem com certas palavras.
Aplicativos também ajudam, usados com bom senso
Quando utilizada com moderação, a tecnologia pode ser muito benéfica entre as atividades para ajudar na alfabetização dos filhos. Existem diversos aplicativos educativos para tablets e smartphones que incentivam e estimulam a leitura.
Uma boa dica é perguntar para os professores da escola quais são os mais indicados para a fase de aprendizagem em que a criança se encontra.
1 – Jogos com intuito educativo
As lojas de aplicativos da Apple e do Google possuem milhares de jogos educativos, para todas as idades e em todos os idiomas. Graças às regras das plataformas, esses apps trazem classificação indicativa, o que auxilia os pais a compreender o que é adequado aos pequenos.
Em relação aos jogos e atividades para ajudar na alfabetização dos filhos, vale a pena testá-los antes de apresentá-los às crianças para avaliar a qualidade. Se possível, peça indicações de professores, os quais saberão exatamente qual tipo de aplicativo recomendar.
2 – Versões digitais de brincadeiras analógicas
No item “jogos”, falamos sobre o caça-palavras, a forca e o da memória em suas versões analógicas, mas há alternativas igualmente interessantes via aplicativos que podem entrar como dicas para os pais ajudarem na alfabetização. Não é preciso que eles sejam exclusivamente educativos, desde que exista uma supervisão.
Mais uma vez, vale a pena pedir indicações aos profissionais da educação ou conferir blogs e redes sociais escritos por educadores e responsáveis por crianças pequenas. Quando bem utilizada, a internet é fonte de conhecimentos valiosos e de grande ajuda para a alfabetização.
A leitura é peça fundamental na alfabetização
Estimular a leitura é uma maneira de torná-la um hábito entre as atividades para ajudar na alfabetização dos filhos. Um bom começo para que isso aconteça de fato é incluir na rotina da criança um momento do dia para a contação de história.
Presentear a criança com livros e incentivar a leitura de coisas mais simples, como placas de trânsito e rótulos de embalagens também conta como uma das ótimas dicas para ensinar a ler.
1 – Hora da leitura com histórias divertidas
Uma excelente maneira de atrair os pequenos à leitura é a partir de coisas pelas quais eles já se interessam. Se você sabe que a criança gosta de super-heróis, por exemplo, por que não buscar um livro ilustrado em que eles sejam os personagens proeminentes?
A “dificuldade” do material de leitura irá variar bastante, o que é importante ter em mente. Aos mais pequenos, é interessante ter um momento em que você é quem lê e eles apenas escutam. Isso incentivará o interesse em acompanhar o restante da história por conta própria.
2 – Faça passeios literários
A alfabetização a partir da leitura não precisa vir exclusivamente de livros físicos ou digitais: há igual valor em apresentar as crianças ao mundo literário com outras atividades, como os passeios. A partir do conhecimento prático sobre esse universo, o interesse em ler aumenta.
Museus literários para crianças, parques, apresentações de teatro infantis, clubes de leitura… As opções de atividades para ajudar na alfabetização dos filhos são múltiplas! Além de incentivar a leitura, você também estará compartilhando momentos lúdicos e de diversão fora da rotina de casa.
Outras dicas para ensinar a ler
Explicadas as principais atividades para ajudar na alfabetização, vale a pena falarmos um pouco sobre dicas que ajudam pais e responsáveis a lidar com esse momento na vida dos pequenos. Engana-se quem pensa que o processo acontece exclusivamente na escola!
A atenção vai ser a sua melhor amiga entre as dicas para ensinar a ler! Se possível, tome um tempo todos os dias para se dedicar a alguma atividade com a criança, aproveitando esse momento para tarefas como apresentar letras e palavras, compartilhar uma leitura, brincar com um dos jogos já citados antes…
Aliado a isso, recomenda-se que esteja atento ao nível de leitura dos pequenos para não apresentar materiais “fáceis” ou “difíceis” demais. Enquanto o primeiro não traz o estímulo necessário, o segundo pode causar frustração e um sentimento negativo pela leitura.
Por fim, utilize sempre a técnica de “chamar a atenção” do pequeno a partir de algo que ele já aprecia. Nós usamos o exemplo dos super-heróis em tópicos anteriores, mas a ideia vale para qualquer outra coisa. O que não faltam são materiais com personagens que ajudam muito nas dicas para os pais ajudarem na alfabetização. Use sua imaginação!