personagem
Por que é importante ler para uma criança? Prática estimula o desenvolvimento

Notíciasabr, 30 - 2025

Por que é importante ler para uma criança? Prática estimula o desenvolvimento

Você sabia que o momento de leitura entre pais e filhos traz diversos benefícios para a relação familiar e desenvolvimento da criança? E não importa se o pequeno já é ou não alfabetizado, a prática deve ser inserida na rotina familiar.

Por que é importante ler para uma criança? As razões são múltiplas. O hábito da leitura deve ser criado desde a primeira infância, já que, é capaz de estimular a criatividade, a interação social e o autoconhecimento (pois pode ser feito sozinho e, ainda, permite que o leitor conheça seus gostos).

Além destes pontos acima, a leitura ajuda a ampliar a visão de mundo, o vocabulário, o senso crítico, aguçar a atenção e a imaginação. A atividade pode ser feita junto à família ou no ambiente escolar e possui grande influência sobre o desenvolvimento intelectual, pessoal e social da criança.

Há quem diga também que os indivíduos com maior contato com livros na infância lidam melhor com as emoções, pois estão em contato frequente com as oscilações trazidas pelos enredos das histórias lidas. Outro benefício da leitura é o relaxamento físico e mental.

Veja ainda: Como aliviar uma crise de asma?

Qual é a idade ideal para começar a ler para uma criança?

Quando falamos sobre a leitura infantil, a primeira pergunta que surge é: quando começar a ler para os filhos?

De acordo com especialistas, a resposta é: desde antes do nascimento! Mesmo durante a gestação, há benefícios em ler para o bebê, o que é algo inesperado para muitos.

Naturalmente, o hábito se estende durante toda a vida, de recém-nascido, passando pelas primeiras palavras e primeiros passos e então o período da alfabetização (mostrando por que é importante ler para uma criança).

O que muda são os materiais escolhidos para leitura, mas o hábito de ler para os pequenos é o mesmo. Aos menores, histórias lúdicas e com repetições são as mais interessantes. Com o tempo, você pode seguir para livros mais complexos e com assuntos que requerem algum tipo de pensamento crítico, o que também é positivo.

Entenda que cada idade tem um livro recomendado!

Por que é importante ler para uma criança?

Ler para os filhos não está relacionado apenas às habilidades de alfabetização, mas com o afeto. A leitura é um gesto de amor, um momento de atenção e carinho que afeta aspectos essenciais ao desenvolvimento emocional.

Isso também tem relação direta com a socialização, algo que a criança experimenta na escola, mas que deve ser treinado ainda em casa. O momento da leitura ajuda na interação do pequeno com outro indivíduo, ensinando que há tempo para falar e para ouvir.

E, claro, não podemos deixar de lado um bom motivo quando falamos porque é importante ler para uma criança: o desenvolvimento de habilidades cognitivas como a leitura, a oratória, o aumento do repertório cultural e a criatividade.

Assim como outras atividades entre pais e filhos, a leitura deve ser um momento de compartilhamento e de troca.

Quais são os melhores tipos de livros para ler com os filhos?

Como mencionamos em tópicos anteriores, os tipos de leituras indicadas às crianças mudam de acordo com a fase em que estão. Separamos alguns gêneros recomendados para todos os pequenos, desde a primeira infância até os que estão começando a alfabetização.

1 – Fábulas

Fábulas são histórias geralmente curtas, protagonizadas por animais e com uma mensagem ao final – o que já demonstra por si só porque é importante ler para uma criança. A linguagem deste tipo de texto costuma ser simples e a sua lição é positiva, o que são dois elementos essenciais à leitura para os pequenos e que estejam aprendendo a ler.

2 – Gibis infantis

Praticamente, toda criança brasileira cresceu com as historinhas da Turma da Mônica, e essa é uma tradição muito recomendada como opção de leitura! Os gibis infantis possuem histórias de fácil compreensão, divertidas e que agregam imagens para manter os menores entretidos.

3 – Cantigas de ninar

As cantigas de ninar são, possivelmente, o primeiro contato das crianças com a leitura de adultos, embora não aconteçam a partir de um livro tradicional. Aqui retomamos um elemento citado antes que mostra porque é importante ler para uma criança, que é a conexão entre pais e filhos, não importa quão simples seja a história.

4 – Trava-línguas

Os travas-línguas são uma categoria de leitura que divide espaço com a brincadeira e podem ser transformadas em um jogo, sendo ótimas opções de livros para ler com os filhos. A principal característica positiva é a interação, já que as crianças são incentivadas a participar e não são apenas um agente passivo durante a leitura.

5 – Lendas, mitos e folclore brasileiro

A leitura é a principal forma de apresentar às crianças elementos culturais relevantes, em especial quando falamos sobre as histórias brasileiras. Lendas e mitos são dois exemplos, e podem ser usados como uma ferramenta que incentiva o apreço pela cultura do nosso país.

Como priorizar os momentos de leitura com as crianças?

Todos compreendemos que a leitura para as crianças é importante, mas a falta de tempo pode comprometer esta ação. É muito tentador, depois de um dia longo de trabalho, apenas colocar os pequenos na frente de uma tela e deixar que a televisão ou o tablet cuide deles.

Isso é um erro! Mesmo jogos de caráter educativo ou programas de televisão adequados à idade não constituem experiências comparáveis ao contato entre pais e filhos. Isso porque o que é importante aqui não é só o conteúdo, mas o momento de atenção que é compartilhado.

Se você tiver pelo menos uma hora no dia livre e puder ler para os filhos, faça isso! A qualidade do período que passam juntos é ainda mais importante do que a quantidade. Se não puder estar pessoalmente, uma chamada de vídeo também pode ser uma boa alternativa.

Quando começar a ler para os filhos? Não existe uma data, é preciso fazer isso de forma natural e atrativa, entendendo porque é importante ler para uma criança, e permitindo que o momento seja associado a atividades agradáveis. Faça isso antes de dormir, durante as tardes ou, até mesmo, em meio às brincadeiras.

Mas lembre-se: é fundamental escolher histórias de acordo com as faixas etárias adequadas. Na primeira infância, por exemplo, as imagens são tão importantes quanto a história para influenciar os sentidos da criançada.

Deu para notar o poder do “era uma vez”, né? Por isso, a dica é: leia PARA e COM o seu filho! Isso mesmo, leia e crie histórias para ele, e abra espaço para que ele faça (ou tente fazer) o mesmo para você.

Seja um bom ouvinte e dedique-se a esta atividade. Isso permitirá acompanhar o crescimento do seu filho e, ainda, conhecer os assuntos que mais o agradam.

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!