Notícias • ago, 20 - 2024
Como fazer a criança parar de fazer xixi na cama? Conheça algumas alternativas!
A enurese noturna na infância é mais comum do que se imagina. Confira algumas dicas de como fazer a criança parar de fazer xixi na cama para lidar com esta situação com mais naturalidade e tranquilidade.
Vale começar dizendo que ela está relacionada a diversos fatores, como transformações bruscas na rotina da criança (exemplos: mudança de casa, a separação dos pais ou mesmo a chegada de um novo irmão).
Pode ser também uma herança genética e pode, inclusive, indicar problemas de saúde como diabetes, infecção urinária e incontinência urinária.
Até que idade é normal fazer xixi na cama?
Não existe uma idade exata para isso, mas a organização International Children’s Continence Society (ICCS) aponta que a falta de controle é comum até os 5 anos, com a prevalência diminuindo progressivamente de iniciais 15~20%.
Antes de pensar como fazer a criança parar de fazer xixi na cama, é válido entender que a idade “normal” tem relação com o uso de fraldas, as quais são comumente usadas no máximo até os 3 anos, mas podem ser retiradas um pouco antes. Há um período pós-fraldas e pré-controle da enurese em que os acidentes podem acontecer.
O mais importante não é ter uma resposta para o que é ou não “normal” no caso de uma criança com escape de xixi, levando em conta que cada indivíduo tem vivências e organismos distintos, mas compreender quando é necessário procurar ajuda. A partir disso, existem algumas dicas que podem ser praticadas.
Aprenda como fazer a criança parar de fazer xixi na cama
Se você acha que está na hora de procurar ajuda, lembre-se que nada substitui o acompanhamento de um profissional, mas algumas atitudes podem ajudar nesse momento.
1 – Seja paciente
A primeira coisa a ser aprendida pelos responsáveis é que a falta de controle da bexiga não é “culpa” da criança. Isto é: elas não escolhem urinar propositalmente, na maioria dos casos. Embora essa situação seja possível, a paciência vai ser a sua maior aliada para conseguir estimulá-la a aprender como parar de fazer xixi na cama.
Jamais utilize punições ou faça a criança se sentir envergonhada pelo ato, especialmente se ela tiver mais de 5 anos.
Os escapes noturnos têm explicações, e nenhuma das razões se beneficia de um comportamento negativo, seja impaciente, agressivo ou punitivo.
2 – Não faça comparações
Abrimos esse texto mencionando a idade considerada “normal” (ênfase nas aspas!) para os escapes acontecerem, mas é importante que isso não seja tomado como lei ao pesquisar como fazer a criança parar de fazer xixi na cama. Se o pequeno ainda cometer acidentes durante a noite após essa idade, exerça a paciência.
As comparações devem ser evitadas, especialmente se a criança tiver irmãos, levando em conta que as possibilidades são altas de que os pequenos obtenham o controle da bexiga em idades distintas.
Esse tipo de atitude é contraprodutiva e piora a frequência dos acidentes, além de mexer com a autoestima da criança.
3 – Evite oferecer líquidos próximo da hora de dormir
Evite oferecer líquidos para as crianças perto do horário de ir para a cama, pois a bexiga vazia durante o sono diminui as chances de um acidente durante a noite.
O mais recomendado, na verdade, é justamente esvaziar a bexiga até o último momento, incentivando-a a fazer xixi antes de ir para a cama.
4 – Tente descobrir as razões para os acidentes
A enurese noturna pode ser causada por uma série de fatores como:
- tamanho da bexiga;
- alimentos e bebidas consumidos antes de dormir;
- situações de estresse no cotidiano;
- medo do escuro;
- falta de controle da urina;
- rebeldia à ausência de fraldas;
- problemas de saúde.
Em muitos casos, a própria criança gostaria de saber como parar de fazer xixi na cama, mas não consegue.
O responsável deve, antes de aplicar qualquer dica sobre como fazer a criança parar de fazer xixi na cama, investigar as razões pelas quais o pequeno ainda tem esse comportamento.
A partir da compreensão, as dicas mencionadas antes e depois podem ser colocadas em prática, sempre evitando aquelas atitudes punitivas para uma criança com escape de xixi.
5 – Não coloque de castigo
Mencionamos a punição como um elemento contraprodutivo em itens anteriores, mas vale a pena dedicar um exclusivo, priorizando os efeitos negativos disso ao buscar soluções de como fazer a criança parar de fazer xixi na cama.
Primeiro, uma coisa é percebida: a criança não irá parar de fazer xixi na cama simplesmente por ficar de castigo.
Na realidade, o oposto é verdade: de acordo com médicos especialistas do Departamento de Uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia, a atitude coloca a criança em uma situação de ansiedade, o que resulta em mais acidentes e dificuldade maior em controlar a enurese.
6 – Jamais volte com a fralda
Jamais volte a colocar a fralda na criança durante o período da noite. Não castigue e nem culpe-a pelo xixi na cama ou use o fato para constrangê-la na frente de outras pessoas – ainda que em tom de brincadeira.
Pelo contrário, a criança precisa da compreensão, paciência e do amor dos pais e, se necessário, de acompanhamento psicológico.
7 – Elogie as noites sem acidentes
Estudos na psicologia mostram que reforços positivos têm valor imensurável na melhoria de todo tipo de atitude, incluindo aquelas que fogem ao nosso controle, e podem servir de solução para quem busca alternativas sobre como fazer a criança parar de fazer xixi na cama.
No caso das crianças e de acidentes noturnos, pode ser interessante elogiá-las nas noites em que isso não ocorre.
Faça um calendário para incentivar o controle da urina, colocando uma estrelinha ou carinha feliz nos dias sem escape. Esse tipo de atitude faz com que ela se sinta mais confiante, o que diminui a ansiedade e o estresse e permite um maior controle da bexiga. É uma boa maneira de ajudar a criança a parar de fazer xixi na cama.
8 – Se necessário, procure ajuda profissional
Nem sempre o controle da enurese noturna é algo que pode ser resolvido exclusivamente na relação entre crianças e seus responsáveis, levando em conta que existem razões médicas para alguns casos. Algumas vezes, os motivos podem ser físicos e, em outros, psicológicos.
Caso nenhuma solução funcione, não há vergonha alguma em buscar o auxílio de um pediatra, especialmente aqueles especializados em uropediatria.
Esse profissional irá apontá-lo na direção certa, dando dicas sobre como fazer a criança parar de fazer xixi na cama e sanando dúvidas sobre as razões para a enurese noturna.
9 – Coloque uma capa protetora no colchão
Ao colocar uma proteção no colchão você evitará que a urina seja absorvida pelo colchão. Mais uma vez, incentive-a nos dias que conseguir obter sucesso.
Isso ajuda a estimular a autoconfiança na criança e pode deixá-la mais confortável em saber que se não conseguir controlar ainda haverá uma proteção extra.
10 – Informe responsáveis quando a criança dormir fora de casa
A enurese noturna não é uma situação que “respeita” os limites da casa: se ela não tem o controle da bexiga, isso não vai ser diferente quando ela dormir com os avós ou outros responsáveis. O melhor a se fazer, nessas situações, é conversar com o adulto em questão.
Informe sobre os acidentes previamente a fim de que as reações sejam adequadas ao que pratica no seu dia a dia e explique ao cuidador como deve se comportar em situações assim. Lógico que isso não vai ajudar a saber como ajudar a criança a parar de fazer xixi na cama, porém, vai evitar uma situação de constrangimento.
Ao mesmo tempo, não aplique reforços negativos para o pequeno ou coloque pressão para que ele “se comporte”, já que a enurese pode não ser uma escolha.
Após ler as nossas dicas de como fazer a criança parar de fazer xixi na cama, veja como colocá-las em prática e ajude seu filho a superar este desafio com muito amor!