Notícias • jul, 16 - 2024
Dicas de café da manhã para crianças. Opções saudáveis e divertidas!
A correria do dia a dia pode interferir na rotina de toda a família. Mas a pressa ao acordar não precisa afetar a qualidade da primeira refeição do dia, principalmente dos pequenos. É por isso que daremos dicas de café da manhã para crianças nesse texto.
Em entrevista à Revista Crescer, a nutricionista Priscila Maximino, do Instituto de Pesquisa em Saúde Infantil do Hospital Sabará (Pensi), falou sobre a importância dessa refeição: “estudos mostram que, quando se omite o café da manhã, a quantidade de cálcio de origem láctea, por exemplo, não consegue ser reposta ao longo do dia”.
Sendo assim, nada melhor do que investir mais nesse momento para ter boas lembranças e ainda completar os nutrientes que o organismo precisa. Leia esse artigo até o final e veja o que pode ser feito com pequenas mudanças no dia a dia.
Veja também: Aprenda como evitar a obesidade infantil
11 dicas de café da manhã para crianças
Confira 11 dicas para simplificar a dinâmica do café da manhã e tente adaptá-las aos poucos em sua rotina.
1 – Não esqueça dos alimentos saudáveis
Que o café da manhã é a refeição mais importante do dia não há qualquer dúvida, mas isso está muito condicionado ao que se come. Alimentos ultraprocessados, por exemplo, podem dar energia para o dia, mas terão impacto negativo para a saúde de adultos e das crianças.
Alguns dos alimentos mais indicados para um café da manhã saudável infantil e balanceado são frutas, iogurtes, pães e cereais naturais.
É preciso alinhar a alimentação saudável no dia a dia com os gostos pessoais das crianças, a fim de que o momento do café da manhã seja mais agradável.
2 – Torne o momento divertido
Entre as dicas de café da manhã para crianças, essa é altamente recomendada para aquelas em período pré-escolar, mas também funciona com aqueles um pouco mais velhos.
Por que não fazer do momento do café da manhã algo divertido? Isso pode ser feito de muitas formas a partir de ideias criativas.
Cortes divertidos das frutas, pratos coloridos e brincadeiras lúdicas são excelentes alternativas. Quando o primeiro passo para experimentar um alimento novo saudável é positivo, aumenta-se as chances de que a criança tenha uma boa impressão e se acostume.
3 – Antecipe o trabalho: deixe a mesa posta
Uma boa dica é deixar o máximo de coisas possíveis já preparadas na noite anterior. Convide seu filho (a) a arrumar com você a mesa do café da manhã na véspera. Assim, quando o despertador tocar, parte do trabalho já estará feito.
4 – Ocasiões especiais são válidas
O café da manhã é um importante elemento da rotina de uma família, considerando compromissos como escola e trabalho, mas isso não significa que não existe espaço para fazer coisas diferentes em algumas situações. O mais importante de tudo é ter um equilíbrio!
Uma das dicas de café da manhã para crianças muito válida é que, em alguns momentos, você pode mudar o cardápio tradicional para incluir alimentos que não consome com frequência, como os doces.
O mesmo vale para datas comemorativas, aniversários e demais eventos esporádicos. Desde que raros, esses momentos são válidos!
5 – Considere os gostos particulares de cada um
Uma das primeiras regras associadas com a alimentação das crianças é não forçar para que comam alguma coisa. Fazer isso pode gerar traumas que se estendem pela vida e impedem o indivíduo de consumir alimentos que fazem bem à saúde. É preciso seguir outro caminho para ter um café da manhã saudável infantil.
Considere os gostos particulares de cada um ao seguir as dicas de café da manhã para crianças e tente adaptar receitas saudáveis a isso.
Se a textura de uma determinada fruta é desagradável, ela pode ser colocada em uma vitamina ou iogurte, por exemplo. Com jeitinho, todos os alimentos podem ser acrescentados em várias sugestões de café da manhã infantil!
6 – Coma sempre na mesa, sem dispositivos eletrônicos
Mais do que um momento para alimentar o corpo, o café da manhã pode ser uma oportunidade de aquecer o coração. Isso é feito em refeições com toda a família, onde dispositivos eletrônicos que nos distraem não estão presentes. Essa regra é muito positiva.
Naturalmente, nem todas as famílias têm tempo em sua rotina para ter uma refeição formal ao redor da mesa, mas deve-se fazer o máximo de esforço possível para seguir essas dicas de café da manhã para crianças.
Existirão outros momentos do dia para mexer no celular e no tablet, o café da manhã não é a melhor ocasião.
7 – Planeje a refeição com antecedência
Para evitar atrasos, não há nada melhor que planejar a refeição na noite anterior pensando em algumas sugestões de café da manhã infantil. Aproveite o tempo para incluir opções saudáveis.
Deixe as frutas já lavadas na geladeira, separe os pães e pense nas bebidas que serão oferecidas aos pequenos.
8 – Dê o exemplo
A principal maneira dos responsáveis incentivarem os pequenos a fazerem algo é liderar pelo exemplo. Então, entre as dicas de café da manhã para crianças, deve-se disponibilizar diferentes alimentos e consumi-los em conjunto, priorizando aqueles que fazem parte de uma dieta mais saudável.
O mesmo vale para outros itens que falamos neste texto, em relação aos dispositivos eletrônicos, por exemplo. Você não pode pedir a um pequeno que evite celulares e tablets durante o café da manhã se estiver mexendo em um, certo? Liderar pelo exemplo é sempre a melhor ideia.
9 – As proibições extremas devem ser evitadas
Uma alimentação saudável é feita de processos graduais e que levam em conta as especificidades de cada indivíduo. Dessa forma, proibições extremas podem não ser a melhor alternativa.
O caminho para uma dieta saudável não é feito de sofrimento durante as refeições.
Evite atrelar o café da manhã aos castigos (“se não comer essa fruta, vai ficar de castigo”) e dê espaço para mudanças no cardápio.
Lembre-se de algo já mencionado antes entre as dicas de café da manhã para crianças: mais do que uma chance para alimentar o corpo, essa é uma oportunidade para unir famílias.
10 – Traga variedade nas receitas
O fato de o café da manhã ser importante para uma rotina não significa que será consumido sempre o mesmo tipo de alimento. Isto é: a refeição em si faz parte do cotidiano, mas o cardápio que a compõe pode variar.
Receitas novas dão fôlego ao café da manhã familiar. Inclua ingredientes saudáveis em receitas, como frutas em bolos ou cereais nos pães, buscando mudar sabores e atrair o interesse dos pequenos.
Tudo isso considerando elementos já mencionados anteriormente, como gostos individuais e uma dieta balanceada, aliado a boas sugestões de café da manhã infantil.
11 – Não perca o ritmo nos fins de semana
Criar uma rotina consolidada pode levar tempo. É justamente por isso que não devemos perder o ritmo. Mantenha a tradição de fazer a primeira refeição com calma também no sábado, domingo e feriados. Rotina é muito importante para as crianças.
Agora é só praticar estas dicas de café da manhã para crianças e garantir um dia a dia mais animado e saudável para os pequenos.